• CONTENT

5 principais motivos de desgaste e quebra de roscas

05/06/2017 16:30
 5-principais-motivos-de-desgaste-e-quebra-de-roscas | Blog

Por que as roscas de parafusos sofrem quebras e desgastes?

 
São diversos os fatores que contribuem para o desgaste e quebra de roscas de parafusos e outros fixadores. Roscas danificadas prejudicam o funcionamento de máquinas, atrasam o desmonte de móveis e podem comprometer estruturas complexas.
 
Veja quais são os principais motivos causadores:

 

1. Transporte

 
Parafusos e outros fixadores, quando transportados, precisam estar armazenados em embalagens resistentes que permitam o empilhamento. Caso contrário, o peso excessivo pode danificar as roscas, dificultando o rosqueamento e aplicação.
 

2. Roscas métricas com polegadas

 
Utilizar um parafuso de rosca métrica com uma porca de rosca polegada (ou vice-versa) pode compromete r as roscas. Isso porque, filetes de roscas métricas possuem um ângulo diferente das de polegada. Por mais que existam medidas similares, é ideal fixadores e acessórios com medidas e normas compatíveis.
 

3. Aperto/Torque

 
Apertos excessivos são um dos principais responsáveis pelos danos em roscas de parafusos. Muitas vezes profissionais utilizam parafusadeiras sem se certificar sobre torque máximo que devem aplicar no parafuso. Todo parafuso possui um coeficiente de torque mínimo e máximo de acordo com o material que é fabricado, seu grau e classe de resistência.
 

4. Fragilização por Hidrogênio

 
fragilização por hidrogênio é um fenômeno natural que ocorre em fixadores após certos tratamentos térmicos. Se o parafuso não passar pelo processo correto, a fim de diminuir o risco de fragilização, sua rosca ficará mais “fraca” e correrá risco de quebrar.

 

5. Tipo de Aço/Material

 
Outro motivo para problemas com roscas é a escolha do tipo de aço do parafuso. Quando o fixador possui um grau de dureza elevado, por consequência é mais resistente quanto a peso e tensão. Entretanto, quanto mais duro o metal, mais suscetível à quebra é em aplicações onde ocorrem trepidações e impactos constantes.
 

Na dúvida, consulte um profissional.

Para cada projeto existe os fixadores e seus materiais indicados. Por isso, é necessário que a empresa possua um profissional qualificado para o desenvolvimento e a seleção dos fixadores ideais para seus produtos ou processos. Caso não possua, pode também consultar a equipe de profissionais de seu fornecedor.
Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO