• CONTENT

A importância dos parafusos inox

12/03/2019 10:30
 a-importancia-dos-parafusos-inox | Blog

Os parafusos inox são extremamente poderosos quando utilizados em aplicações externas e que necessitam de grande resistência. Conheça um pouco mais sobre as vantagens em utilizar parafusos e outros fixadores inox

 

Desde sua descoberta, o aço inox tem sido empregado na mais diversas aplicações, principalmente em utensílios médicos, de cozinha, construções navais, embarcações e ferramentas diversas.

Graças às suas propriedades físico-químicas, o aço inox é resiste fortemente contra a corrosão. Isso o torna extremamente importante para o universo dos fixadores, tornando os parafusos inox extremamente importantes.

Os parafusos, porcas, arruelas, etc, estão empregados em quase tudo, desde móveis até plataformas petrolíferas. Em boa parte das aplicações, os fixadores ficam expostos ao ambiente externo, sofrendo com as mudanças climáticas, umidade, etc. É por isso que os parafusos inox fazem grande diferença.

 

Resistência contra a corrosão

 

Como dito anteriormente, os parafusos inox são extremamente resistentes contra a corrosão. São perfeitos para construções litorâneas.

Sua capacidade de resistência não se aplica somente à sua integridade, mas como do material onde foram aplicados.

 

Parafusos inox são higiênicos

 

O aço inoxidável é um elemento fácil de limpar. Por isso sua utilização em materiais hospitalares e utensílios culinários. Sua superfície lisa e sem poros ajuda a impedir o acúmulo de microrganismos.

s poucos microrganismos que restarem sobre a superfície podem ser removidos facilmente, através de limpeza simples.

 

Baixo custo de manutenção

 

Outro grande benefícios dos parafusos inox é seu baixo custo de manutenção. Por serem mais resistentes que outros metais e revestimentos, tendem a durar muito mais antes de uma possível troca.

Tais custos baixos permitem a empresa empregar seus investimentos em outras áreas, aumentando sua produtividade e se preocupando menos com possíveis problemas.

 

O que importa é o projeto

 

Antes de sair trocando dos os parafusos de aço por parafusos inox é preciso avaliar o tipo de projeto em que serão utilizados. O aço inox, mesmo sendo um dos mais duráveis, pode sim ser substituído por parafusos de outros aços, considerando um revestimento adequado.

O importante é avaliar o projeto. É um projeto que necessita grande resistência ao ambiente externo? Todos os componentes precisam ser extremamente duráveis? Ou haverá manutenção regular?

Todas essas decisões precisam ser feitas antes mesmo de adquirir os parafusos. Em todo caso, parafusos inox são ótimos para evitar dores de cabeça quando se trata de danos causados por corrosão e altas temperaturas.

 

Fontes:
Wikipedia
Aperam
Sider

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO