• CONTENT

Aço Inox é ou não magnético?

05/11/2019 13:11
 aco-inox-e-ou-nao-magnetico | Blog

Entenda essa questão que ainda confunde muitos profissionais da indústria

 

Afinal, aço inox é magnético? Essa é uma dúvida sempre presente entre profissionais e empresas que utilizam este tipo de material em suas atividades.Porém, como todas as coisas complexas na vida e no mundo, a resposta é: depende.

 

Existem diferentes tipos de aço inoxidável, cada qual fabricado com elementos diferentes e voltados à aplicações diferentes. Porém, é preciso derrubar o mito: existe aço inoxidável magnético sim!

 

Primeiro, vamos entender o que é aço inox, seus tipos e principais características.

 

 

O que é aço inox?

 

O que aço inoxidável, comumente chamado de aço inox, é uma liga composta por crómio e ferro e que pode conter também outros elementos, como-níquel, molibdênio, etc, proporcionando à liga propriedades superiores se comparada aos aços comuns, como a grande resistência à oxidação atmosférica (corrosão).

 

Os três tipos mais comuns de aço inox são: austenítico, ferrítico e martensítico. Há também aço inox endurecível por precipitação e Duplex. Porém, vamos nos concentrar nos três principais tipos.

 

O que difere esses três principais tipos de aço inox é a composição química. São dois os grupos de elementos de liga: os que estabilizam a ferrita (Cr, Si, Mo, Ti e Nb) e os que estabilizam a austenita (Ni, C, N e Mn).

 

Austeníticos

 

Os aços inox austeníticos são os mais resistentes à corrosão, sendo muito utilizados pelas indústrias químicas, alimentícias, petroquímicas, farmacêuticas, como também na construção civil.

 

Ferríticos

 

Os aços inox ferríticos possuem boa resistência à corrosão, porém não contém níquel em sua composição. Isso os torna uma opção mais barata, sendo utilizados em equipamentos frigoríficos, placas de sinalização, indústrias de linha branca (eletrodomésticos), moedas, etc.

 

Martensíticos

 

os aços inox martensíticos são os mais duros, porém com menos resistência à corrosão. Estão presentes em equipamentos cirúrgicos, discos de freios, facas e outros materiais.

 

 

Testes em aços inox

 

Se você busca algo um pouco mais detalhado, apresentamos uma tabela disponibilizada no site The Engineering ToolBox muito pertinente.

 

Tipo AISI Grau Grupo Teste Magnético Teste de Faísca Teste de Dureza Teste de Ácido Sulfúrico Teste de Ácido Hidroclórico
302 Cromo-Níquel Austenítico Não magnético Poucas faíscas, curtas, avermelhadas > 165 Brinell após aquecimento a 1800oF e resfriamento com água Ataque forte, cristais verdes e superfície escura Reação rápida, solução pálida (azul esverdeada)
303   Odor de ovo podre, manchas pretas e pesadas
303Se   Odor de alho
304 Ataque forte, cristais verdes e superfície escura Ataque rápido, formação de gás
308 Totalmente vermelho, sem muitas faíscas    
309    
310    
316 Poucas faíscas, curtas, avermelhadas Ataque lento, superfície bronzeada fica marrom Ataque bem lento
317    
321     Ataque rápido, formação de gás
347    
410 Crómio Martensítico Magnético Poucas faíscas, brancas e compridas > 280 Brinell após aquecimento a 1800oF e resfriamento da água   Reação rápida, solução verde escura
414    
416   Odor de ovo podre, manchas pretas e pesadas
416Se     Odor de alho
420 Faíscas compridas, branco-avermelhadas, com explosão    
431 Poucas faíscas, brancas e compridas    
440 A, B, C Faíscas compridas, branco-avermelhadas, com explosão    
430 Ferrítico Poucas faíscas, brancas e compridas 180 - 250 Brinell depois de aquecido a 1800oF e resfriamento da água    
430F     Odor de ovo podre, manchas pretas e pesadas
430FSe     Odor de alho
446 Totalmente vermelho, sem muitas faíscas    

 

 

Aços Inox 304 ou 316 podem ser levemente magnetizados? Passam ou não pelo teste do imã?

 

De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos (TP 439 / TP 444) são magnéticos, enquanto os austeníticos (TP 304 / TP 316) não são.

 

Porém, se durante um processo de conformação, o aço inox austenítico sofra algum esforço mecânico, este passa por uma transformação de fase, tornando-se parcialmente magnético. Neste caso, um aço inox 304 evidenciaria magnetismo ao aproximar o imã.

 

Mas não se preocupe: a qualidade do aço inox austenítico não tem relação com estar ou não levemente magnetizado.

 

Fonte:

Wikipedia
Weightech / Inox do Brasil
The Engineering ToolBox

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO