• CONTENT

Como medir a espessura dos materiais antes da instalação do rebite?

07/05/2019 10:30
 como-medir-a-espessura-dos-materiais-antes-da-instalacao-do-rebite | Blog

Durante a aplicação de rebites, nem sempre é possível ver o outro lado do material de aplicação. Isso dificulta na hora de determinar a espessura dos materiais.

 

Os rebites são ótimos fixadores para unir materiais em que não se é possível ter acesso a um dos lados. Porém, nem sempre é fácil identificar o tamanho correto do rebite, já que muitas vezes não é possível visualizar o outro lado dos materiais a serem unidos.

 

Determinar o diâmetro do rebite é fácil, porém o comprimento é um pouco mais complicado. Isso porque, o comprimento do rebite influencia diretamente na capacidade de unir e prender os materiais eficientemente.

 

Quando não é possível visualizar um dos lados dos materiais que serão unidos, não há como utilizar parafusos e porcas, não há como determinar corretamente a espessura dos materiais e, por consequência, gera um gasto de materiais na busca pelo comprimento ideal (tentativa e erro).

 

Porém, encontramos uma dica bem interessante para você determinar a espessura correta dos materiais a serem rebitados. Confira!

 

Medindo a espessura dos materiais

 

Para determinar a espessura dos materiais que serão rebitados (quando não é possível ver um dos lados) é bem simples. Basta ter em mãos uma furadeira com broca, um lápis ou marcador, uma régua ou paquímetro e um prego com cabeça menor que o diâmetro do rebite.

 

Primeiramente é preciso definir onde o material será rebitado. Uma vez definido e marcado, faça o furo nos materiais. Feito o furo, basta inserir o prego, pelo lado da cabeça) até o outro lado  (não visível) e começar a puxá-lo para se encaixar na borda do furo.

 

Feito isso, basta marcar no corpo do prego o ponto que sai para fora do furo. Tire o prego do furo e com uma régua ou paquímetro, meça o comprimento abaixo da cabeça até o ponto marcado em seu corpo.

 

Como definir a espessura do material

 

Pronto! Você já tem a espessura estimada dos materiais que você pretende rebitar!

 

Ficou com alguma dúvida? Então assista o vídeo abaixo!

 

 

 

 Fonte: https://bit.ly/2LrszHF

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO