• CONTENT

Construção Civil: conheça os fixadores mais utilizados

11/09/2018 14:20
 construcao-civil-conheca-os-fixadores-mais-utilizados | Blog

Conheça os tipos de fixadores mais empregados na construção civil e suas principais características.

 

construção civil é um dos setores mais importantes para nossa economia, bem como um dos que mais consome fixadores como parafusos, porcas, arruelas, barras roscadas e outros.

 

Os fixadores são utilizados desde a etapa inicial até o acabamento. Também são utilizados nas ferramentas e máquinas utilizadas durante o processo todo.

 

Iremos listar alguns dos principais fixadores empregados na construção civil.

 

Fixadores mais utilizados na construção civil

 

Parafusos Auto Atarraxantes

 

Os parafusos auto atarraxantes são largamente utilizados devido à sua capacidade de perfurar e rosquear diretamente em chapas metálicas, sem a necessidade de uma rosca prévia.

 

Parafusos Máquina

 

Os parafusos máquina são utilizados em máquinas, estruturas e peças diversas. Possuem fenda simples ou phillips (em sua maioria) e por isso são de fácil aplicação, seja de forma manual ou com a utilização de parafusadeiras.

 

Parafusos Auto brocantes Drywall

 

Os parafusos auto brocantes é capaz de perfurar, atarraxar e vedar (opções com arruela) em uma única operação. Muito utilizado em coberturas, paredes drywall, divisórias, forros e também em madeiras com aço e alumínio.

 

Parafusos Telha

 

Os parafusos telha foram desenvolvidos exclusivamente para a fixação coberturas e telhas, furando, rosqueando e vedando em uma única operação.

 

Parafusos Sextavados Rosca Soberba

 

parafuso sextavado rosca soberba é muito utilizado na junção de peças de madeira, sendo utilizado diretamente no material ou com buchas de nylon. Sua cabeça sextavada permite que um alto torque seja aplicado, garantindo uma fixação segura.

 

Parafusos Estruturais ASTM A325

 

Os parafusos estruturais ASTM A325 possui uma cabeça sextavada maior e uma rosca de comprimento menor, próprios para a sustentação de grandes cargas.

 

Porcas Sextavadas

 

As porcas sextavadas são utilizadas em conjunto com parafusos, barras roscadas, prisioneiros, etc, realizando o travamento e a junção de componentes diversos.

 

Arruelas Lisas

 

As arruelas lisas são versáteis, sendo utilizadas na construção civil como nivelamento e aumento da área de apoio para porcas e parafusos em superfícies irregulares.

 

Chumbadores Parabolt

 

Os chumbadores parabolt fazem parte da categoria de chumbadores mecânicos, pois têm sua expansão controlada por torque. São aplicados em concreto, se expandindo conforme o torque aplicado e se fixando com firmeza no buraco.

 

Rebites

 

Os rebites são empregados na fixação de materiais que, a princípio, não será desfeita. O processo de rebitagem é econômico e bastante eficiente. É comum encontrar rebites na união de chapas metálicas.

 

Barras Roscadas

 

As barras roscadas também são um dos fixadores mais presentes na construção civil. Isso se deve à sua versatilidade: são empregadas nas mais diversas aplicações, seja para sustentação de luminárias, suspensão de ventiladores, tubulações hidráulicas, eletrocalhas e outros.

 

Buchas de Nylon

 

As buchas de nylon são utilizadas em conjunto com parafusos para a fixação de objetos em paredes de alvenaria. Uma vez que o parafuso é rosqueado dentro da bucha, esta se expande e se fixa com firmeza na parede.

 

O universo da fixação e da construção civil é grande

 

Listamos alguns dos principais itens de fixação utilizados na construção civil. Porém, é importante ressaltar a magnitude deste setor (tanto quanto o de fixadores). Existem de diversos caminhos para se atingir determinado objetivo, por isso, é possível utilizar determinados parafusos no lugar de outros e conseguir resultados similares.

 

O importante acima de tudo é entender o ambiente em que se está construindo a estrutura e selecionar os fixadores e revestimentos mais indicados. Um dos exemplos mais comuns é a utilização de fixadores inoxidáveis em obras litorâneas. Outros revestimentos até podem ser utilizados, mas sofrerão os efeitos da corrosão com mais agressividade do que os de aço inoxidável.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO