• CONTENT

Diga adeus ao parafuso espanado!

11/04/2017 13:35
 diga-adeus-ao-parafuso-espanado | Blog

Além de prejudicar a peça onde está inserido, causa grandes dificuldades na hora de sua remoção.

 
O parafuso espanado nada mais é que um parafuso que teve sua fenda e cabeça danificadas por uso excessivo (remoção constante) ou aplicação incorreta. Além de comprometer a fixação da peça, parafusos espanados causam irritação e stress em quem tenta removê-los.

 

Por isso, separamos algumas formas práticas para uma fácil remoção.
 

Usando elástico e chave de fenda/phillips

 

Coloque um elástico sobre a fenda espanada e insira a chave de fenda ou phillips. Em seguida, gire a chave de forma lenta e firme. Caso não tenha elásticos ao alcance, tente utilizar palha de aço. A ideia é preencher a cavidade espanada e prender a chave para o giro.
 

Usando alicates

 

Dê uma olhada na cabeça do parafuso. Se houver alguma distância da superfície até a cabeça, tente utilizar um alicate de pressão (também conhecido como vise grip). Se o alicate tiver um bom aperto, você conseguirá girar o parafuso até sua total remoção.
 

Usando martelo e chave de fenda/phillips

 

Você pode utilizar um martelo para pressionar a chave phillips dentro da fenda do parafuso até travá-la. Em seguida, basta girar a chave até remover a peça.
 

Usando porcas

 

Coloque uma porca que envolva a cabeça do parafuso e prenda-a usando epóxi. Espere o produto curar. Em seguida, utilize uma chave de soquete e extraia o parafuso. Se você tem experiência com solda, você pode soldar a porca na cabeça do parafuso até atingir um ponto de boa resistência.
 

Usando um extrator de parafusos

 

Com auxílio de uma punção para fazer um furo inicial na cabeça do parafuso, utilize em seguida uma furadeira com broca para metais rígidos. Insira o extrator de parafusos (que deverá ter o mesmo tamanho da broca) e se for preciso, bata com um martelo de latão – o metal duro do extrator é frágil e passível de quebrar com martelos de aço ou ferro.
 

Faça sempre a manutenção de seus parafusos

 

Melhor do que dicas para remover parafusos espanados é realizar manutenções preventivas. Uma vez que o fixador apresenta avarias, problemas no aperto ou afrouxamento da rosca, a melhor opção é realizar a troca. Desta forma você evita problemas maiores com parafusos espanados e danificados.

 

Sempre utilize equipamentos de segurança em todas as atividades que exijam impacto, corte e perfuração. Não tente reutilizar parafusos espanados.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO