• CONTENT

Entenda como funciona a Arruela de Pressão

20/11/2017 14:29
 entenda-como-funciona-a-arruela-de-pressao | Blog

A arruela de pressão é muito utilizada em máquinas e equipamentos que sofrem vibrações constantes.

 

arruela de pressão é um tipo de arruela parecida com um anel cortado em um ponto e dobrado em forma helicoidal. Seu formato permite exercer uma força de mola entre a cabeça do fixador e seu corpo, criando uma resistência à rotação.

 

Além de distribuir a carga (como outras arruelas), é capaz de gerar uma tensão durante a fixação, provocando um travamento. A arruela de pressão proporciona um bloqueio, compensando o afrouxamento causado pelo desgaste do material.

 

É também conhecida como “arruela de mola”.

 

Sistema de Travamento

 

A arruela de pressão possui um sistema que permite o aperto no sentido-horário. Caso tente-se girar no sentido anti-horário, sua parte elevada encosta na base da cabeça do fixador, provocando seu travamento. Desta forma, as arruelas de pressão são ineficazes em roscas de sentido anti-horário.

 

Também não devem ser utilizadas juntamente com arruelas lisas, que acabam inutilizando sua capacidade de travamento.

 

Principais Aplicações

 

Existem diversas aplicações para a arruela de pressão. Entretanto, costuma-se utilizá-la em máquinas e equipamentos que sofrem vibrações constantes. Também pode ser vista em trilhos ferroviários, motores e estruturas metálicas.

 

Arruela de Pressão - Aplicações

 

Principais Tipos

 

Os tipos mais comuns de arruela de pressão são: leve, média, pesada, extra pesada, cônica para parafuso de roda e para parafuso allen cabeça cilíndrica.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO