• CONTENT

Fixadores para Estruturas Metálicas

02/10/2018 10:48
 fixadores-para-estruturas-metalicas | Blog

Veja os benefícios das estruturas metálicas em projetos de construção e quais os fixadores mais utilizados em conjunto

 

Desde que as estruturas metálicas começaram a ser amplamente utilizadas nos mais diversos ramos da construção, a produtividade aumentou significativamente.

 

Pesquisas apontam que a utilização de estruturas metálicas, em comparação a outras estruturas, como alvenaria, podem reduzir o tempo de construção em até 40%.

 

Boa parte dessa agilidade se deve ao fato que, enquanto a fundação está sendo feita no canteiro de obras, as estruturas metálicas estão sendo fabricadas pelas indústrias. Quando chegam na obra, são enviadas diretamente para a montagem.

 

Principais tipos e aplicações

 

As estruturas metálicas podem estar presentes em praticamente todos os tipos de edificações. O que muda é que, para cada situação, utiliza-se determinado tipo em detrimento de outro.

 

A especificação do aço também é de crucial importância, uma vez que garante a resistência para suportar grandes cargas e, da mesma forma que fixadores, resistência contra a corrosão e desgastes.

 

Dentre os diversos tipos se destacam os perfis, laminados, steel frame, tubos com ou sem costura, painéis de vedação e muitos outros.

 

Fixadores utilizados em estruturas metálicas

 

Dentre os diversos tipos de fixadores, existem alguns que são amplamente utilizados em estruturas metálicas: parafuso sextavado estrutural ASTM 325parafuso auto brocante e parafuso auto atarraxante.

 

Parafuso Sextavado Estrutural ASTM A325

 

Diferente de outros parafusos sextavados, este possui uma cabeça maior, conhecida como “pesada” e sua rosca com comprimento menor. Este formato permite o deslocamento da rosca para fora dos planos de cisalhamento.

 

O parafuso sextavado estrutural ASTM A325 é capaz de resistir tensões de sentidos contrários, sem correr o risco de deformação.

Parafuso Sextavado Estrutural ASTM A325 utilizado em estruturas metálicas

 

Parafuso Auto Brocante/Drywall

 

O grande diferencial do parafuso auto brocante é sua capacidade de perfuraratarraxar e vedar (opções com arruela) em uma única operação. Tais propriedades o fazem um fixador completo para diferentes aplicações.

Parafuso Sextavado Auto Brocante com Arruela de Vedação Costura utilizado em estruturas metálicas

 

Parafuso Auto Atarraxante

 

O parafuso auto atarraxante possui uma rosca mais fina e cortante que o faz “agarrar” com mais força no furo. Dependendo do caso, não necessita de um furo prévio, já que com sua dureza maior, consegue resistir ao esforço de abrir a rosca.

 

É um parafuso que dispensa a criação de rosca no material, além de não necessitar de porca em sua finalização.

Parafuso Auto Atarraxante Panela Fenda Phillips DIN 7981 utilizado em estruturas metálicas

 

Cuidados

 

Todo projeto que envolve estruturas metálicas exige cálculos precisos, a fim de evitar super ou sub dimensionamentos.

 

Além disso é sempre importante considerar o ambiente em que a estrutura será instalada para selecionar o melhor tipo de material, evitando a corrosão.

 

Fontes:
https://bit.ly/2xUcjWh
https://bit.ly/2NhWXjn

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO