• CONTENT

O Gonzo metálico e sua grande importância

17/09/2019 10:31
 o-gonzo-metalico-e-sua-grande-importancia | Blog

Conheça o gonzo, elemento essencial para o funcionamento de dobradiças, presentes nas mais diversas aplicações.

 

O gonzo é um tipo de rolamento mecânico que serve como conexão entre duas peças sólidas. Normalmente permite um ângulo de rotação limitado entre as peças. É muito utilizado na fabricação de dobradiças, empregadas na montagem de peças, móveis, portões, etc.

 

O gonzo funciona como um eixo de rotação fixo, permitindo que as duas peças girem uma em relação a outra com certo grau de liberdade. Seu funcionamento é simples e está presente em diversos elementos da biologia. Por exemplo: a articulação do cotovelo funciona como uma dobradiça.

 

 

Onde surgiu?

 

Não há informações concretas a respeito, mas existem evidências da utilização de gonzos há mais de 5.500 anos. Eram peças feitas de pedra e madeira.

 

Séculos atrás, o gonzo metálico era um sinal de status, presente apenas em sociedades que dominavam a metalurgia. Na era medieval, foram muito utilizados na construção de pontes, portões e fortificações diversas.

 

 

Principais tipos

 

Gonzo Liso

 

Modelo mais comum, utilizado na articulação de portões, portas, dobradiças e outras estruturas.

 

Tipo Gonzo Liso

 

Gonzo com Aba

 

Muito presente no ramo da serralheria, na confecção de articulações, colunas de ferro e portões metálicos. Suas abas servem para facilitar o processo de solda.

 

Tipo Gonzo com Aba

 

Aplicações

 

Como já dito anteriormente, o uso mais comum do gonzo é na instalação de portões, portas e articulações diversas. O gonzo é componente essencial da dobradiça.

 

Gonzo Aplicação 01Gonzo Aplicação 02Gonzo Aplicação 03

 

Fontes:

Wikipedia

Ladeau

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO