• CONTENT

Os parafusos na Indústria 4.0

19/11/2019 10:11
 os-parafusos-na-industria-40 | Blog

Entenda o que é o termo cunhado como indústria 4.0 e sua importância em todo o mundo e, não menos importante, no universo da fixação.

 

Vamos começar pelo principal: afinal, o que é a tão falada indústria 4.0? Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 é o movimento tecnológico que engloba a automação e principalmente a troca de dados, utilizando da computação em nuvem, sistemas ciberfísicos e internet das coisas (IoT).

 

Em suma, é a grande transformação dos processos produtivos desencadeada pelo avanço tecnológico e informacional. Através dos avanços tecnológicos e da conectividade de informação, as indústrias conseguem reduzir custos e aumentar sua produtividade.

 

Esse processo evolutivo por assim dizer, permite que sistemas conversem entre si, identificando e minimizando erros durante o processo.

 

 

Vantagens da indústria 4.0

 

Através dessa nova fase as grandes forças das indústrias serão: descentralização, interoperabilidade e capacidade em tempo real. As indústrias mais avançadas contarão com sistemas e máquinas independentes, que tomarão decisões com total autonomia, coletando dados em tempo real e aprendendo ininterruptamente.

 

Imagine uma indústria de máquinas que, além de possuir uma linha de produção toda automatizada, ainda consegue identificar pontos de melhoria a todo o momento. Além disso, a gestão consegue ver o andamento do processo em cada etapa, cada máquina e até mesmo, cada componente.

 

O próprio sistema de produção sinaliza que itens precisam de reposição em estoque, os pontos de sobrecarga na linha de produção, etc.

 

 

E os parafusos?

 

Será que nesse processo o universo da fixação também terá novidades? Será que o parafuso, um elemento presente na nossa sociedade há mais de 2 mil anos ainda pode ser melhorado? A resposta é: com certeza.

 

Um projeto desenvolvido em parceria com a NASA desenvolveu uma película de revestimento para parafusos que controla o torque durante o aperto. Para que não sabe, uma aplicação de torque incorreta é uma das principais causas do afrouxamento e do desprendimento de parafusos em peças e máquinas.


Outro exemplo de avanço da indústria 4.0 no campo da fixação é o da logística inteligente, onde há uma comunicação direta entre os pontos de abastecimento de fixadores na linha de produção, sinalizando o momento ideal para a reposição dos itens.

 

Fontes:
Wikipedia
NASA
Fastener + Fixing Magazine

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO