• CONTENT

Parafuso Sextavado: tudo o que você precisa saber

22/09/2017 15:15
 parafuso-sextavado-tudo-o-que-voce-precisa-saber | Blog

O parafuso “xodó” da indústria e da construção civil. Entenda por que sua cabeça sextavada é tão utilizada nos dias de hoje.

 

parafuso sextavado é um dos fixadores mais comuns quando se trata de construção e reparo. Seu nome se deve à sua cabeça com 6 (seis) faces.

 

Pode ser utilizado em uma infinidade de aplicações, sejam internas e externas. A melhor forma de escolher um parafuso sextavado é pensando em sua aplicação e em seu material.

 

Aplicações

 

É muito utilizado em veículos, máquinas e equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e muitas outras aplicações. Com toda a certeza você já viu o parafuso sextavado sendo utilizado, seja ao usar algum aparelho em sua academia, checando o motor do seu carro, ou dirigindo através de uma grande ponte.

 

Esse grande leque de aplicação se deve, em parte, pela facilidade como o parafuso sextavado pode ser inserido e parafusado. Sua cabeça permite ser apertada com uma chave de bocachave inglesa (regulável), uma parafusadeira ou até com as mãos (não recomendado).

 

Principais Materiais

 

São três os tipos de materiais utilizados na fabricação do parafuso sextavado: aço carbonoaço liga e aço inox.

 

Aço Carbono: o material mais utilizado em parafusos sextavados. Possui boa resistência contra cargas e normalmente recebe o revestimento de zinco (zincado branco), conferindo boa resistência contra a corrosão.

 

Aço Liga: parafusos sextavados de aço liga são fabricados para resistirem à grandes cargas. Podem ser encontrados sem revestimento (polidos) ou revestidos com cádmio ou zinco.

 

Aço inox: a melhor opção de parafuso sextavado para resistir à corrosão. Muito utilizados em ambientes beira mar, instalações navais ou aparelhagem cirúrgica.

 

Principais tipos

 

Os principais tipos disponíveis de parafuso sextavado são: parafuso sextavado rosca inteirarosca parcialestrutural A325 e o rosca soberba.

 

Parafuso Sextavado - Tipos

 

Os tipos mais comuns são os parafusos rosca inteira e o rosca parcial. A única diferença entre os dois é a haste: um com filetes de rosca por toda a haste (rosca inteira) e outro com filetes de rosca apenas em parte da haste (rosca parcial).

 

O parafuso sextavado estrutural A325 costuma ter diâmetros maiores e haste mais curta. É muito utilizado em estruturas devido à sua grande capacidade de suportar e distribuir cargas.

 

Por fim, o parafuso sextavado rosca soberba possui uma rosca mais espaçada e é mais indicado para aplicações em madeira, em paredes (com buchas), cercas e portões.

 

Sem segredo

 

Fácil de ser encontrado, fácil de ser aplicado, o parafuso sextavado pode ser o item que você estava procurando para o seu projeto.

 

Conheça este e outros tipos de fixadores clicando aqui.

 

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO