• CONTENT

Parafusos na Manutenção Entressafra

15/01/2020 13:01
 parafusos-na-manutencao-entressafra | Blog

Veja a importância da reposição de parafusos e outros fixadores nos períodos de manutenção durante entressafras



As usinas de cana-de-açúcar já se acostumaram a aproveitar o período entressafra para realizar a manutenção de seus maquinários. São durante os primeiros meses do ano que ocorrem as avaliações de todo o maquinário e estrutura da usina, antes que se inicie o próximo período de trabalho, em meados de Março e Abril.

 

Pesquisas mostram que a manutenção de máquinas e equipamentos podem gerar uma economia de até 80% em comparação à compra de novos equipamentos. Nesse universo, a checagem, troca ou reposição de parafusos, porcas, arruelas se torna extremamente importante.

 

Desgaste em parafusos e máquinas em Usinas de Açúcar

 

Para as usinas de açúcar, os fatores que mais impactam em danos e desgastes em seus maquinários são a corrosão, abrasão e cavitação, causados pela água contaminada com pedra, areia, cinza, por água salina e mesmo pelo caldo da cana.

 

Esses processos de deterioração também impactam os fixadores. O pior disso tudo é que muitas vezes os profissionais responsáveis pela vistoria da manutenção deixam de prestar atenção nos fixadores. Parafusos comprometidos pela corrosão, podem comprometer toda a superfície e, por consequência, a máquina onde estão inseridos.

 

Para saber mais sobre a corrosão clique aqui.

 

Armazenamento de máquinas na entressafra

 

A limpeza faz grande diferença no armazenamento e manutenção dos equipamentos nos períodos de entressafra. O ambiente de armazenamento pode contribuir tanto para a preservação quanto para a deterioração da vida útil dos equipamentos.

 

Por isso, é sempre interessante:

 

  • Lavar os equipamentos com uma lavadora de alta pressão, certificando-se de não deixar resíduos ou lixo na área;
  • Refazer a pintura ou aplicar cera (dependendo do material) em áreas arranhadas, para evitar a corrosão;
  • Deixar os equipamentos armazenados em um galpão, cobertos com lona (se possível).

 

E os parafusos?

 

No caso de fixadores, é interessante verificar todos aqueles que ficam expostos no maquinário. Parafusos, porcas e arruelas emperrados ou corroídos devem ser removidos e substituídos por novos.

 

Para os fixadores inseridos em motores e peças internas, é interessante verificar sua duplicação e seu torque (principalmente aqueles que sofrem trepidações constantes).

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO