• CONTENT

Parafusos para MDF

15/10/2019 10:10
 parafusos-para-mdf | Blog

Veja quais as melhores opções para fixação em chapas de MDF e outras lâminas de madeira.

 

Existem algumas particularidades que devem ser consideradas antes de se aplicar um parafuso em MDF. Como este tipo de madeira é utilizado de várias formas, é necessário pensar tanto no ambiente como nos materiais em que a madeira será fixada.

 

Por isso, separamos algumas dicas sobre os melhores parafusos para utilizar junto ao MDF.

 

Um pouco sobre o MDF

 

O termo MDF tem sua origem na língua inglesa, uma abreviação para o termo Medium-Density Fireboard. O MDF é um aglomerado uniforme feito de fibras de madeira com resinas e outros compostos.

 

É um material denso, sendo ótimo substituto da madeira em aplicações que não necessitam de grande rigidez. O MDF surgiu em meados dos anos 60 nos EUA, chegando no Brasil apenas por volta de 1994.

 

Uma das grandes vantagens do MDF é sua grande resistência à tração, o que garante mais facilidade na criação de furos e parafusamento. 

 

MDF

 

Parafusos para MDF

 

Os parafusos mais indicados para uso em MDF são os chamados Chipboard. Os parafusos chipboard foram desenvolvidos especialmente para o uso em madeiras e aglomerados. Por isso, possuem uma grande maleabilidade - o que permite resistir a grandes cargas sem correr o risco de quebrar.

 

O parafuso chipboard é comumente fabricado em aço carbono e revestido com zinco (zincado branco ou bicromatizado). Há também opções de parafusos chipboard niquelados e organometálicos.

 

Há diferentes opções de cabeças para o parafuso, como flangeada, penal, oval, sendo a mais comum a cabeça chata. Quanto a tipo de fendas, o parafuso chipboard costuma ser fabricado com duas principais: phillips (a mais utilizada) e sextavado interno (allen).

 

Aplicação de parafuso para MDF 01 Aplicação de parafuso para MDF 02

 

Dicas para aplicação

 

Na hora de utilizar o parafuso no MDF é interessante seguir algumas boas diretrizes:

 

  1. Faça furos um pouco mais profundos que o comprimento do parafuso, para garantir mais força e estabilidade;
  2. Faça furos precisos: crie furos com 85% do diâmetro do parafuso a ser aplicado.
  3. Evite apertar demais: aplique o parafuso com cuidado no MDF. Embora denso, o MDF é um material mais frágil que a madeira, e pode partir com tensão excessiva.



 

Fontes:

Wikipedia
Woodworking Toolkit

 

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO