• CONTENT

Parafusos para projetistas

03/03/2020 10:03
 parafusos-para-projetistas | Blog

Como selecionar o fixador ideal para o seu projeto

 

Todo projetista enfrenta grandes desafios em seu trabalho. Afinal, desenvolver novos produtos, ferramentas, equipamentos, exige a compreensão de diversos fatores como aplicação, matéria-prima a ser empregada, usabilidade, etc.

 

É um trabalho minucioso porém satisfatório. Conceber um produto do zero, vê-lo sendo fabricado em larga escala, receber feedbacks positivos de usuários, clientes, é motivo de orgulho, não?

 

Mas há vezes em que o projeto empaca. Algo na montagem não está ficando bom. Falta espaço para unir os elementos, ou não estão ficando posicionados como deveriam. Quando percebe-se, são os parafusos que estão atravancando o caminho. Acredite, nós entendemos disso.

 

Por mais que parafusos e outros fixadores sejam elementos tão pequenos e baratos (quando comparados com outros elementos do produto), às vezes são eles que impedem a completude do projeto. Seja por motivos de usabilidade ou apenas estética.

 

Por isso, preparamos algumas dicas para identificar o parafuso ideal para a elaboração de projetos industriais.

 

 

Qual é a aplicação?

 

Antes de mais nada é preciso compreender a aplicação do projeto. Será uma máquina industrial que ficará posicionada dentro de uma estrutura fechada? É o motor de uma máquina que trabalhará incessantemente? Ou será uma estrutura que será erguida em uma região litorânea?

 

Cada tipo de fixador, bem como seu material de fabricação e seu revestimento, são elaborados para resistir mais ou menos à determinadas aplicações. Alguns materiais e revestimentos aguentam mais calor; outros resistem incrivelmente à corrosão; há aqueles utilizados para aguentar trepidações constantes.

 

O projetista precisa primeiramente entender como será a aplicação e definir o nível de tensão que esse fixador terá de suportar, o ambiente em que ficará exposto e se deverá ser fabricado em um material mais ou menos maleável ( por exemplo: parafusos para madeira, costumam ser maleáveis, para não comprometer as fibras da madeira, durante sua aplicação).

 

 

Como será a montagem?

 

Outro fator importante a ser considerado é a montagem do projeto. Como os parafusos selecionados serão aplicados? Será uma montagem inteiramente manual? Serão utilizadas parafusadeiras? O projeto poderá ser desmontado futuramente, ou uma vez confeccionado não poderá ser alterado?

 

Essas perguntas devem ser feitas para que o projetista possa escolher o melhor tipo de fixador. Por exemplo: rebites de repuxo podem unir chapas de forma prática e segura, porém, não permitem uma reutilização. Até mesmo sua remoção fica mais difícil do que a de um parafuso.

 

É preciso verificar também se há espaço para o montador realizar a aplicação dos fixadores. Há projetos, como motores, em que o espaço é muito reduzido para utilizar determinados parafusos.

 

 

Como será a aparência?

 

A estética também deve ser analisado pelo projetista. Não importa se falamos de máquinas, ferramentas, móveis, estruturas, etc. Um design chamativo faz grande diferença na hora da compra.

 

É importante valorizar cada aspecto do projeto, considerando os fixadores empregados. Dependendo da proposta, é interessante utilizar parafusos sem cabeça, para que fiquem nivelados na parte externa da máquina. Em outra situação, é indicado utilizar parafusos cromados, para que combinem com os outros elementos do projeto.

 

Cabe ao projetista visualizar o todo e entender como pequenos elementos de fixação se irão se comportar em conjunto com o projeto.

 

 

Projetos especiais

 

O universo da fixação é vasto e sempre terá a solução que o projeto necessita. Se, mesmo depois de diversas buscas, o projetista não encontrar o fixador ideal, este ainda pode contatar seu fornecedor e orçar a fabricação de um fixador especial - projetado especialmente para aquele projeto.

 

Além de trazer mais personalização ao projeto, pode também servir de proteção contra cópias não autorizadas. Se quiser saber mais sobre fixadores especiais, clique aqui.

 

Nós da CRV Industrial Parafusos já participamos de diversos projetos industriais. Nossos fixadores já foram empregados nos mais diversos tipos de projetos: maquinário agrícola, equipamentos de refrigeração, estruturas metálicas, estaleiros navais, maquinários de refino de açúcar, e muito mais.

 

Você tem a ideia. Nós temos o fixador.



Fonte: Engineering 360

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO