• CONTENT

Porcas: principais tipos e aplicações

22/10/2019 11:10
 porcas-principais-tipos-e-aplicacoes | Blog

Conheça os principais tipos de porcas presentes no mercado industrial bem como suas características específicas e aplicações

 

As porcas são elementos de fixação que se associam a roscas e parafusos. Seu principal objetivo é travar a rosca do parafuso, evitando o afrouxamento do elemento.

 

Existem diversos tipos de porcas, cada qual com suas especificidades. Algumas são indicadas para aplicações onde há movimentação, trepidação; outras realizam o travamento total da rosca, permanentemente.

 

Selecionamos os principais tipos de porcas disponíveis no mercado, suas características e principais aplicações.

 

Tipos de Porcas



 Porca Sextavada  Porca Sextavada Baixa  Porca Sextavada ASTM
Porca Sextavada Porca Sextavada Baixa

Porca Sextavada ASTM
A194 2H

A porca sextavada é utilizada com outros tipos de fixadores, principalmente com parafusos franceses, sextavados e barras roscadas.

A porca sextavada baixa é similar à convencional, porém possui espessura menor, podendo ser utilizada em aplicações que necessitam de menos espaço.

A porca sextavada ASTM A194 (pesada) é utilizada na construção civil, em galpões, edifícios, estruturas metálicas e em carrocerias de caminhões.

 Porca Sextavada ASTM  Porca Sextavada Flangeada  Porca Sextavada Flangeada Serrilhada

Porca Sextavada ASTM
A563

Porca Sextavada Flangeada

Porca Sextavada Flangeada
Serrilhada

A porca sextavada ASTM A563 (pesada) é utilizada na construção civil, em galpões, edifícios, estruturas metálicas e em carrocerias de caminhões.

A Porca Sextavada Flangeada é indicada em montagens que exigem um nível de segurança elevado. Evitar vibrações e oscilações.

A Porca Sextavada Flangeada Serrilhada é utilizada em rodas para bicicletas, especificamente na montagem do cubo traseiro.

 Porca Sextavada Torque  Porca Flangeada com Nylon  Porca Travante Alta com Nylon

Porca Sextavada Torque

Porca Flangeada
com Nylon

Porca Travante Alta
com Nylon

A Porca Sextavada Torque evita vibrações, oscilações, movimentos naturais de sistemas, melhorando o desempenho da operação.

A Porca Flangeada com Nylon é indicada em montagens que exigem um nível de segurança elevado. Evita vibrações e oscilações.

A Porca Travante Alta Com Nylon é utilizada para maior segurança em diversos sistemas, evitando vibrações e não danificando as roscas.

 Porca Travante Baixa com Nylon  Porca Quadrada  Porca Borboleta

Porca Travante Baixa
com Nylon

Porca Quadrada

Porca Borboleta

A Porca Travante Baixa Com Nylon é utilizada para maior segurança em diversos sistemas, evitando vibrações e não danificando as roscas.

A Porca Quadrada é utilizada com outros tipos de fixadores, principalmente com parafusos franceses, sextavados e barras roscadas.

A Porca Borboleta é indicada para aplicações que não necessitam de grande aperto, já que este é feito manualmente. Ótima para sistemas de regulagens, onde há montagem e desmontagem freqüente.

 Porca Dupla  Porca Castelo sem Coroa  Porca Castelo com Coroa Alta

Porca Dupla

Porca Castelo
sem Coroa

Porca Castelo
com Coroa Alta

A Porca Dupla é bastante utilizada em caminhões, implementos agrícolas, tratores e outros veículos pesados.

A Porca Castelo Sem Coroa é indicada para maior segurança, utilizada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.

A Porca Castelo com Coroa Alta é indicada para maior segurança, utilizada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.

 Porca Castelo com Coroa Baixa  Porca Sextavada de Solda  Porca Quadrada de Solda

Porca Castelo
com Coroa Baixa

Porca Sextavada
de Solda

Porca Quadrada
de Solda

A Porca Castelo Com Coroa Baixa é indicada para maior segurança, utilizada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.

A Porca Sextavada de Solda é usada em montagens de difícil acesso, em chapas muito finas, não contendo filetes suficientes para travar a rosca.

A Porca Quadrada de Solda é é usada em montagens de difícil acesso, em chapas muito finas, não contendo filetes suficientes para travar a rosca.

 Porca Calota  Porca Calota Forma Baixa  Porca Fendada

Porca Calota

Porca Calota
Forma Baixa

Porca Fendada

A Porca Calota é utilizada em máquinas e sistemas que necessitam de uma proteção na ponta de suas roscas.

A Porca Calota Baixa é utilizada em máquinas e sistemas que necessitam de uma proteção na ponta de suas roscas.

As porcas fendadas são utilizadas para gerar uma pressão constante sobre determinados filetes da rosca do parafuso. Muito presentes nas indústrias de mineração, ferroviária, celulose e outros.

 Porca Sextavada de Roda  Porca Garra  Porca Pall Nut de Segurança

Porca Sextavada
de Roda

Porca Garra

Porca Pall Nut
de Segurança

A Porca Sextavada de Roda foi desenvolvida especialmente para a fixação de rodas de automóveis, caminhões, etc.

A Porca Garra é indicada para a fixação de encostos e pés em móveis estofados, como poltronas e sofás.

A Porca Pall Nut de Segurança é utilizada em torres de elétricas, de telecomunicações, etc. Sua principal função é evitar o afrouxamento devido às mudanças climáticas e também, de vibrações.

 Prolongador  Porca U  

Prolongador

Porca U

 

O Prolongador é utilizado junto com parafusos e prisioneiros na formação de chumbadores CBC.

A porca U possui um formato de pinça que exerce pressão dupla sobre a cabeça do parafuso. Utilizada em syperfícies frágeis como plásticos, superfícies esmaltadas, como também em operações de solda.

 



Outros tipos

 

O universo da fixação é bem amplo. Existem muitas outras variações de porcas, algumas delas desenvolvidas especialmente para a aplicações em determinados produtos da indústria, como motores de carros, maquinários pesados, etc.

Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO