• CONTENT

Tipos de Parafusos e suas aplicações

23/10/2018 11:45
 tipos-de-parafusos-e-suas-aplicacoes | Blog

Conheça os principais tipos de parafusos disponíveis no mercado e suas respectivas aplicações

 

O universo da fixação é extremamente vasto. O parafuso, por se tratar de um elemento existente em nossa sociedade há muito tempo, ganhou inúmeras formas ao longo do tempo, sendo empregado nos mais diferentes setores da sociedade.

 

Existem diversos tipos de parafusos, cabeças, fendas, roscas, materiais, indicados para as mais diversas aplicações. Ainda sim, é possível agregá-los em grupos principais: francês, sextavado, sextavado interno ou “allen”, rosca máquina, auto atarraxantes, para madeira ou moveleiros, auto brocantes drywall, plastic, agrícola e solar.

 

Conheça os principais tipos de parafusos e descubra qual é o mais ideal para o seu projeto.

 

Principais Tipos de Parafusos 

 

Parafuso Francês

 

Parafuso Francês com Porca ASME B18.5

 

O parafuso francês possui uma cabeça em formato de cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada logo abaixo. Esta seção permite o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos em madeiras.

 

Foi desenvolvido para fixar placas metálicas de reforço em vigas de madeira. É também muito utilizado em pallets de madeira, bancos de praça, carrocerias de caminhões, suportes diversos, construções navais, embalagens diversas, ferragens agrícolas, arados mecânicos e de tração animal, entre outros.

 

Parafuso Sextavado

 

parafuso_sextavado_rosca_inteira_01

 

O parafuso sextavado é um dos fixadores mais comuns quando se trata de construção e reparo. Dentre todos os tipos de parafusos, este é um dos mais utilizados ao redor do mundo. Seu nome se deve à sua cabeça com 6 (seis) faces. Pode ser utilizado em uma infinidade de aplicações, sejam internas e externas.

 

É muito utilizado em veículos, máquinas e equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e muitas outras aplicações. Com toda a certeza você já viu o parafuso sextavado sendo utilizado, seja ao usar algum aparelho em sua academia, checando o motor do seu carro, ou dirigindo através de uma grande ponte.

 

Parafuso Sextavado Interno (Allen)

 

Parafuso Allen Cilíndrica Baixa DIN 7984

 

O parafuso allen é um fixador com uma fenda hexagonal (sextavado interno). Diferente do parafuso sextavado em que as 6 faces ficam do lado de fora, a fenda allen fica internamente na cabeça ou na haste do parafuso (parafuso sem cabeça).

 

Ideal para a aplicação em locais com pouco espaço para manuseio, como motores, maquinários internos e outras peças.

 

Parafuso Máquina

 

parafuso_maquina_panela_fenda_phillips_01

 

O parafuso máquina também é um dos tipos de parafusos mais usados. Normalmente com fendas simples ou phillips, este tipo de parafuso é largamente utilizado em maquinários diversos, conexões metálicas, estruturas, eletrodomésticos e outros.

 

Parafuso Auto Atarraxante

 

parafuso_auto_atarraxante_panela_fenda_phillips_01

 

O parafuso auto atarraxante possui uma rosca mais fina e cortante que o faz “agarrar” com mais força no furo. Dependendo do caso, não necessita de um furo prévio, já que com sua dureza maior, consegue resistir ao esforço de abrir a rosca.

 

Muito utilizado com buchas de nylon, em chapas metálicas finas, móveis tubulares e dependendo, em paredes de alvenaria e concreto. Pode ser aplicado em MDF, necessitando de furo prévio e cuidado em sua aplicação.

 

Parafuso para Madeira / Linha Moveleira

 

parafuso_chipboard_panela_fenda_phillips_01

 

Existem vários tipos de parafusos para madeira. A principal característica presente em todos é a rosca mais larga, desenvolvida para agarrar e segurar a madeira com firmeza. Dentre os principais tipos estão o parafuso chipboard; parafuso madeira; parafuso corrediça; parafuso cama; parafuso rosca soberba.

 

São inúmeras as aplicações que necessitam de parafusos moveleiros, como fabricação e montagem de móveis, estruturas de madeira como vigas, união de placas de madeira e aglomerado e muito mais.

 

Parafuso Auto Brocante Drywall

 

parafuso_sextavado_auto_brocante_com_arruela_vedação_01

 

O grande diferencial do parafuso auto brocante é sua capacidade de perfurar, atarraxar e vedar (opções com arruela) em uma única operação. Tais propriedades o fazem um fixador completo para diferentes aplicações.

 

Este tipo de parafuso é largamente utilizado em fixação de coberturas e telhas, montagens de paredes divisórias, paredes drywall, placas de gesso, forros, estruturas metálicas, chapas e perfis metálicos e também em madeiras com aço e alumínio.

 

Parafuso Plastic

 

parafuso_plastic_panela_fenda_phillips_01

 

O parafuso plastic possui roscas mais largas e é encontrado apenas com fenda phillips. Foi desenvolvido para a fixação em elementos de plástico.

 

É muito utilizado em brinquedos, refrigeração, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e componentes plásticos industriais.

 

Parafusos Agrícolas

 

parafuso_arado_tipo_b1_com_porca_sextavada_01

 

Os parafusos agrícolas, como o próprio nome diz, são utilizados em maquinários e outros elementos empregados em atividades do agronegócio. Os principais tipos de parafusos dessa categoria são o parafuso arado, o parafuso para correia elevadora e o parafuso sextavado cônico para silo.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 4 Comentários
    • Magno Gregório Lopes 02 SET 2021 Ótimo
    • Sergio 14 FEV 2022 Ótimo. Conciso e didático.
    • Gabi Valentim 03 FEV 2023 Muito legal, cara! Obrigada
    • Sandra 01 MAI 2023 Fantástico, aprendi muito. Muito obrigada.
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO