• CONTENT

Tipos de Parafusos para Madeira

17/10/2017 10:08
 tipos-de-parafusos-para-madeira | Blog

Os parafusos para madeira foram desenvolvidos para aplicações diretas e, na maioria das vezes, sem o uso de acessórios como porcas e arruelas.

 

É provável que os parafusos para madeira sejam os mais usados ao redor do mundo. Utilizados principalmente na junção de peças de madeira devido à sua grande força de aperto, também são utilizados para fixar dobradiças, fechaduras e outros objetos que não sejam de madeira.

 

A principal característica dos parafusos para madeira é sua rosca, desenvolvida para agarrar e segurar a madeira com firmeza. Entretanto, existem diversos outros tipos de parafusos, com variações em sua cabeça, fenda, comprimento e aplicações próprias.

 

Conheça alguns dos tipos de parafusos para madeira mais utilizados.

 

Parafusos Chipboard

 

O nome do parafuso chipboard é originário da palavra inglesa “chipboard”, que significa “aglomerado”. Seu corpo é maleável, o que permite perfurar a madeira sem danificar sua estrutura.

 

Esta maleabilidade, permite resistir grandes cargas, sem correr o risco de quebrar. Isso garante a durabilidade do produto final, uma vez que exigem menos manutenção e trocas de fixadores.

 

Parafusos para madeira Chipboard

 

Parafuso Madeira

 

O parafuso madeira possui uma rosca mais grossa e parte de sua haste lista. Esta parte lisa permite puxar uma peça de madeira até a outra, sem correr o risco de travamento.

 

Alguns parafusos madeira possuem um corpo afunilado, ideais para fixações menos profundas.

 

Parafusos para madeira

 

Parafuso Cama

 

O parafuso cama foi desenvolvido especificamente para a união de peças de mobília, como camas, armários, berços, prateleiras e outros.

 

São parafusos com comprimentos maiores, capazes de atravessar peças mais grossas de madeira. Suas roscas são mais finas, o que facilita a montagem e desmontagem.

 

Parafusos para madeira Cama

 

Parafusos Corrediça e Dobradiça

 

Como o próprio nome diz, os parafusos corrediça e os parafusos dobradiça são utilizados na fixação de elementos de móveis, como dobradiças, corrediças, deslizantes e outros.

 

Possuem roscas mais espaçadas e grossas, além de comprimentos mais curtos. Isso garante uma fixação mais forte, imobilizando os elementos junto à madeira.

 

Parafusos para madeira Corrediça Dobradiça

 

Outros parafusos comumente utilizados

 

Parafuso Francês: possui uma cabeça em formato de cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada logo abaixo. Esta seção permite o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos em madeiras. Usado em vigas de madeira, bancos de praça e outros.

 

Parafuso Auto Atarraxante: utilizado para a fixação de metais, possui uma rosca mais fina e cortante que o faz “agarrar” com mais força no furo. É um parafuso que dispensa a criação de rosca no material, além de não necessitar de porca em sua finalização. Pode ser usado na junção de madeira com chapas metálicas.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO