• CONTENT

Você conhece a Porca Calota?

17/04/2018 08:55
 voce-conhece-a-porca-calota | Blog

Conheça um pouco mais sobre a Porca Calota, um tipo de porca muito utilizado para a proteção e acabamento em máquinas e outras peças.

 

porca calota é um tipo de porca que possui uma extremidade em forma de cúpula em um dos seus lados. É utilizada para a proteção de roscas ou mesmo para acabamento estético.

 

É inserida em uma rosca externa, seja de parafuso ou outro fixador. É comum encontrarmos a porca calota em diferentes tipos de aplicações, como fixação de máquinas diversas; conjuntos sanitários; equipamentos de ginástica e outros.

 

Tipos de Porca Calota

 

Existem dois tipos muito utilizados de porca calota: o modelo padrão e a porca calota alta. A porca calota alta é larga e sua cúpula é alta, indicada para a proteção de roscas longas.

 

Também existe um modelo auto travante, que possui distorções em sua rosca interna, na área sextavada, para criar uma fricção de aperto e evitar que a porca se solte com vibrações.

Porca Calota - Tipos

 

Fabricação e Normas

 

Normalmente, a porca calota é fabricada em açoaço inox (baixo teor de carbono), latão ou mesmo nylon. Também podem receber um revestimento de cromo para ficar com um aspecto espelhado.

 

As normas que regem a fabricação deste tipo de porca são da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) Padrão J483 e Deutsches Institut für Normung (DIN) 1587.

 

Confira abaixo um vídeo explicativo:

 

 

 Fontes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Acorn_nut
https://www.albanycountyfasteners.com/High-Crown-Cap-Acorn-Nut-s/1589.htm
https://www.youtube.com/watch?v=Mm9bx65oH6c

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO