• CONTENT

Você conhece a Porca Gaiola?

29/09/2017 16:05
 voce-conhece-a-porca-gaiola | Blog

Perfeita para pequenos espaços entre chapas, esta porca pode facilitar muito o seu trabalho!

 

porca gaiola é um elemento de fixação composto por uma porca quadrada (na maioria das vezes) inserida em uma “gaiola” de aço.

 

A gaiola possui duas abas externas que, quando comprimidas, permitem a inserção em cavidades quadradas, como em racks. Quando as abas ficam livres, a porca interna fica na posição exata atrás do buraco.

 

As porcas ficam levemente soltas dentro da gaiola para ajustes de alinhamento, reduzindo  a probabilidade de espanar a rosca durante instalações e remoções do material.

 

Aplicação

 

Muito utilizada na montagem de prateleiras e equipamentos de informática, telefônicos como racks. Seu formato permite ser inserida entre finas chapas de aço. Funciona bem com furos redondos e quadrados, além de possibilitar o uso de vários parafusos e porcas, de rosca métrica ou polegada.

 

Outra grande vantagem é o fato de que, se o parafuso ficar muito apertado, a porca gaiola pode ser substituída, diferentemente de um furo de rosca no material.

 

O grande diferencial da porca gaiola é sua usabilidade em materiais finos e leves demais para serem rosqueados.

 

Tipos mais comuns

 

No Brasil o tipo de porca gaiola mais usado é a métrica M5 (5 mm de diâmetro externo e passo de 0,8 mm) para equipamentos médios e leves. O modelo M6 já é indicado para equipamentos pesados, como servidores.

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO