• CONTENT

Você já ouviu falar da Contraporca?

28/11/2017 09:54
 voce-ja-ouviu-falar-da-contraporca | Blog

A porca sextavada baixa é muito utilizada como contraporca: um elemento de travamento entre parafusos e outras porcas.

 

O que é uma contraporca?

 

O termo “contraporca“, de acordo com o Dicionário Michaelis, significa “Segunda porca que se atarraxa sobre a primeira para que esta não desande; porca de segurança”.

 

Como o próprio significado diz, a contraporca serve como um elemento de travamento para o aperto da porca principal com o fixador. É uma porca de perfil baixo. O modelo mais conhecido como contraporca é a Porca Sextavada Baixa DIN 439 B.

 

Porém, qualquer outra porca, se utilizada com o objetivo de bloqueio, também pode ser considerada uma contraporca.

 

Como funciona a contraporca?

 

Essencialmente, a contraporca é utilizada para travar uma outra porca, sem que esta se aperte contra o objeto. Em suma, a contraporca age como um “outro objeto”.

 

O travamento ocorre em função do aperto da contraporca sobre a porca, trancando uma parte dos fios de rosca do material pela porca e outra parte pela contraporca. Todo esse processo ocorre graças ao esforço de compressão axial.

 

Contraporca - Aplicação

 

Principais aplicações

 

São diversas as aplicações que podem necessitar de certo travamento de rosca. Porém, é comum encontrarmos contraporcas sendo utilizadas em elementos hidráulicos, tubulações de vapor, óleo, gás, e condutores diversos.

 

Também são utilizadas para o torque em barras roscadas. Como as barras roscadas não possuem cabeças, aplicar determinado torque se torna extremamente difícil. Neste caso, a porca e contraporca são utilizadas como ponto para uso de uma chave inglesa.

 

Perigo de afrouxamento

 

As contraporcas podem ser instáveis quando submetidas a cargas significativas. Caso a contraporca possua um torque excessivo, superior à outra porca, esta pode ceder e afrouxar. O contrário também pode ocorrer: se a porca principal estiver muito mais tensionada, pode causar o afrouxamento da contraporca, tornando sua função inútil.

 

O afrouxamento também pode ocorrer quando existe uma grande extensão de rosca além da contraporca (se esta foi inserida após a porca normal) ou quando as superfícies da porca e contraporca se tocam, deixando um espaço mínimo de rosca livre.

 

Referências

 

Wikipedia – Jam Nut: https://en.wikipedia.org/wiki/Jam_nut
Escavador: (Patente) Porca e contra-porca com sistema de travamento: https://www.escavador.com/patentes/155365/porca-e-contra-porca-com-sistema-de-travamento
Bolt Science – The Use of Two Nuts to Prevent Self Loosening: http://www.boltscience.com/pages/twonuts.htm
Michaelis (UOL): http://michaelis.uol.com.br/busca?id=YA2K

Galeria de fotos
Comentários icone comentários 0 Comentários
Deixe seu comentário!
Leia Mais Matérias
Parafuso: Onde surgiu? | Blog

Parafuso: Onde surgiu?

Existem algumas teorias a respeito do surgimento do parafuso e quem seria seu inventor. Uma delas indica que o grego Arquitas de Tarento o teria...

Ver Mais
SOLICITE SEU ORÇAMENTO